sexta-feira, 29 de abril de 2011

Exercícios de revisão - PREDICADO VERBAL
EXERCÍCIOS DE REVISÃO - PREDICADO VERBAL- OBJETO
Separe o predicado verbal e classifique o verbo em transitivo/intransitivo e o complemento em objeto direto, indireto ou direto e indireto:
1 - Luís e os amigos não vão.
2 – A criança brincava com um canivete.
3 – O professor já corrigiu as provas.
4 – O Brasil foi descoberto por Cabral.
5 – Os campeões foram aplaudidos pelos torcedores.
6 – A imprensa elogiou o presidente.
7 – Os homens da Aeronáutica inventaram um novo pára-quedas.
8 – O vizinho do meu amigo briga com ele todos os dias.
9 – Aquelas pobres criaturas sempre terão esperança.
10 – Ele respondeu à pergunta do professor.
11 – Minha namorada deu um presente a minha mãe em seu aniversário.
12 – Todos os vasos caíram com o terremoto.
13 – Fizeram doações à instituição.
14 – Todos naquela casa crêem de Deus.
15 – Após o falecimento, a mãe precisará da ajuda de todos.
16 – Ela o queria muito.
17 - Ele me pediu cem reais.
18 – Emprestei o dinheiro a ele.
19 – As filhas da vizinha chegaram.
20 – Minha caneta desapareceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário